A-Z Decorações

Aparador: Móvel estreito e comprido que pode ser usado como bar, porta objetos, retratos, etc. Um verdadeiro curinga na decoração de uma residência. Peça versátil  e muito charmosa. Pode-se usar como separador de ambientes, atrás do sofá, no hall de entrada ou em qualquer espaço que necessite.

 Arandelas: Luminárias de parede com iluminação pontual que propociona suavidade ao ambiente. Podem ser usadas em qualquer lugar desde que estejam em harmonia com o espaço decorado.

Balizadores: S
ão peças ideais para orientação e servem essencialmente para auxiliar na identificação de linhas de evacuação, desde a iluminação para entradas e saídas, escadas, demarcar caminhos, rampas, elementos baixos, jardins, piscinas, entre outros elementos.
A iluminação é feita por postes ou pontos de luz,  LEDS, que proporcionam uma maior segurança, economia e variedade de cores e efeitos.

Bergère: Poltrona para leitura com almofada solta no centro, de espaldar côncavo que se prolonga nas laterais. Algumas acompanham puff.

Bandô: Faixa larga usada para esconder o trilho ou o varão em cortinas de tecidos ou persianas.

Bisel: Corte enviesado na aresta de uma peça. Chanfratura.

Bisotê: Acabamento especial dado ao vidro, cujo aspecto são as bordas finas com relevo brilhante. Também usado em espelhos. 

Brise: Espécie de quebra-sol feito com peças em madeira, concreto, plástico ou metal, colocados verticalmente ou horizontalmente em fachadas ou muros para atenuar ou impedir a ação direta do sol, sem perder a ventilação.

Capitonê: Acabamento em poltronas, sofás e almofadas utilizando botões forrados, fixados espaçadamente resultando formas de losangos.

Craquelê: É um efeito para móveis e objetos que os deixam co.m uma aparência de tinta quebrada.

 Chesterfield: Modelo de sofá normalmente revestido com couro e acabamento em capitonê.

Composê: Combinação de diferentes tecidos que se relacionem por cores, estampas ou tramas.

Dicróica: Lâmpada moderna de pequena dimensão que cabe em um cubo de 5cm de aresta. É usada em cristaleiras, barzinhos, para iluminar quadros e peças importantes na decoração.

Futon: é um tipo de acolchoado ou manta flexível o suficiente para ser dobrado e guardado durante o dia e utilizado à noite, com o objetivo de se poupar espaço. É formado por um shikibuton (inferior) e um kakebuton (acolchoado grosso).

 Lambri: Revestimento de parede em madeira, podendo ser meia altura ou parede inteira, feita sob medida em marcenaria.

 Lavabo: Pequeno banheiro sem espaço para o banho. 

 Leds: Pequenos pontos de luz de 3 a 5mm de diâmentro. Luz econômica.

 Living: Sala de estar. 

 Loft: Tipo de moradia moderna com espaços amplos, mesanino e sem repartições. Geralmente contemplados pelos solteiros.

Mezanino: Piso intermediário que liga dois pavimentos.

Minimalista: Estilo de decoração onde  a idéia principal é a do "menos é mais", o efeito é de poucos móveis e objetos nos ambientes.

Nicho: Espaço definido por um vão em paredes, armários e estantes. Em geral, utilizado para acondicionar livros, porta-retratos e pequenos objetos.

Ofurô: Banheira redona, tipica do japão, feita de cedro muito ultilizada  para banhos relaxantes com ervas aromáticas.
  
Painel: Placa de madeira, usada para esconder a fiação ou apenas com função estética, destacando a cabeceira da cama ou proporcionando luz indireta. Também muito usado em salas de home cine para acoplar televisores de plasma, lcd ou led.

Pátina: Efeito oxidado, obtido artificialmente por meio de pinturas especiais ou pela ação do tempo, que dá aspecto antigo às superfícies. 

Pendente: Tipo de luminária sustentada por cabos.

Saneta: É a extensão do bandô de uma cortina – quando ele desce pelas laterais da janela

Nenhum comentário:

Postar um comentário